sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dança na Ed. Infantil. Infanil III B. Juliana.


 






 
 
 
A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

O objetivo de refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará as crianças novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.

Pode-se dizer então, que a dança enquanto processo educacional, não se resume em colaborar com o ensino de habilidades, mas sim, contribuir para o desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo, favorecendo assim também com o processo de construção de conhecimento.

Dançar possibilita a descoberta do próprio corpo, o reconhecimento de que cada indivíduo possui diferentes maneiras de se movimentar, o que resultara na conscientização do aluno com relação ao respeito à individualidade dos seres humanos.

Na fase pré-escolar, deve-se levar a criançada a conhecer, explorar e experimentar diferentes maneiras de se deslocar pelo espaço e interagir com os colegas, percebendo e acompanhando ritmos e melodias.

Através da dança seu filho aprende as noções de espaço, seqüência, padronização e uma conscientização do próprio corpo, trazendo benefícios emocional, social e cultural. A dança é uma forma de expressão que ajuda seu filho a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior alegria e autoconfiança.

 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Psicomotricidade e Concentração. Mini Maternal e Maternal A. Flávia e Tathi.







TRABALHANDO PSICOMOTRICADADE E CONCENTRAÇÃO COM NOSSAS CRIANÇAS.
 As atividades na educação infantil são direcionadas para desenvolver os alunos de maneira ampla e sempre os visualizando como um todo. Todas as ações levam a um aprendizado motor, emocional e intelectual. Em um momento de pesquisa encontrei esse texto que explica de maneira objetiva o nosso compromisso em educar.
Essa atividade demonstrada da foto foi realizada com potes de sorvete e canudos, visando desenvolver coordenação motora dos pequenos músculos e concentração. 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Leitura e Contação de histórias. Maternal B. Prof. Julia e Ana.

Fundamental na formação do indivíduo, o hábito da leitura na infância ajuda a despertar na criança o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado. “A base do pensamento é a linguagem e a literatura fornece à infância alimentos primordiais para seu desenvolvimento: palavras significantes e imaginação”, diz o escritor e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, Ilan Brenman.

A família e os professores têm papel substancial para auxiliar os infantes a desenvolver o gosto pela literatura. De acordo com Brenman, estes precisam ter modelos de leitores e ter contato com os livros, seja em livrarias, bibliotecas ou salas de leitura. Para ele, toda a comunidade deveria assumir o papel de formador de leitores. Côrtes acredita que se deve fazer do momento da narração de histórias um momento de prazer, inclusive nas escolas e não apenas como avaliação do aluno. Para Duarte, “estimular o hábito de leitura da literatura dos filhos será muito mais fácil se os próprios pais gostarem de ler e fizerem isso com frequência”.

Nesta atividade de contação de Histórias a Professora Júlia utilizou o livro:
"A casa dos beijinhos"
Autora: Cláudia Bielinsky
Editora: Companhia das letrinhas






Mini Maternal e Maternal B. Brincar na areia.


O brincar na areia vai alem de se sujar, ao brincar na areia a criança desenvolve algumas areas tais como: o tato (texturas e temperaturas), a coordenação motora, a socialização, respeito ao espaço e limite, a convivência com o amigo, a liberdade e amplitude dos movimentos e criatividade, criando bolos, castelos, buracos, comidinhas...

          A utilização da linguagem do faz-de-conta possibilita a construção e o enriquecimento da identidade e da autonomia, pois as crianças podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais.

Quando estão na areia, as crianças escolhem os seus colegas para brincarem, planejam a brincadeira, conversam, comunicam suas idéias e resolvem situações problemas que venham a surgir.





 

 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Bingo das letras - Infantil 1 B. Eliana.





Bingo das LETRAS / NOMES.
Essa atividade proporciona o reconhecimento das letras explorando a percepção auditiva e visual onde as crianças reconhecem o simbolo, aproveitando a nomenclatura das letras.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Visita do Sansão - Atividade Mini Maternal e Maternal A

No projeto da Turma da Mônica, as crianças do Mini Maternal e Maternal A, entre tantas atividades, ajudaram as Professoras Flávia e Tathi a Moldar o Sansão, coelhinho da Mônica.

O coelhinho passou a ser o companheiro das crianças, vimos a alegria ao receberem esse novo integrante na Escola Peteleco e percebemos a importância de nos aprofundarmos nessa nova experiência.

As crianças passaram a levar o Sansão para casa, cada criança sorteada leva uma bolsa colorida com o Livro da Vida do coelho.

As crianças levaram o material para casa e os pais ficaram incumbidos de escrever no Livro da Vida como foi a estada do Sansão. O interessante, porém, é que as elas passaram oralmente, as experiências vivênciadas. Os relatos são variados: O coelho foi ao parquinho, casa da vovó, comeu pizza, assistiu Tv...
 A experiência é única e, por isso, quanto mais magia e imaginação, melhor, porque a criança aproveita mais esse período, repleto de sonhos e fantasias.
O Projeto foi muito enriquecedor e as crianças adoraram!!!!