sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Inf. III B. Medo. Prof. Juliana


“EU NÃO TENHO MEDO”


As crianças adoram brincar de esconde-esconde, de assustar, contar histórias de terror, de sentir medo e enfrenta-los, gostam de se sentir heróis das histórias.A criança ainda não entende o mundo que a rodeia, e tão pouco é capaz de separar o real do imaginário. Nos primeiros anos de vida, a criança conhece a existência de personagens através dos contos, filmes, etc., daí, passa a inventar companheiros e personagens, inclusive situações imaginárias.A ideia de trabalhar o medo e a coragem, aconteceu em uma tarde onde o tempo começou a ficar nublado ...  escuro ... ventos e muita chuva, montamos uma cabana com a nossa própria colcha de retalhose atraves de uma contação de historia nos divertimos, cantamos e dançamos !!!!E durante a roda da conversa em nossa cabana ...

Do que temos medo?
Monstro, barata, zumbi, escuro, fantasma ...
O que nos deixa corajosos?
A mamãe e o papai, comer tudo, os heróis ...





terça-feira, 23 de setembro de 2014

Maternal B . Eliana. Observação Árvore.















Dando continuidade ao projeto "Um para o Outro", realizamos uma atividade onde observamos a árvore que se encontra no nosso parque, que perdeu todas as folhas. Encontramos algumas folhas no chão e notamos que eram de tonalidades diferentes, umas verde mais clara outras mais escuras e também tinham diferentes texturas e tamanhos. 
Partindo dessa observação relacionamos a árvore da escola com a árvore do projeto a qual se diferencia por alguns aspectos. Buscamos então respostas para as seguintes perguntas:

- Como são as folhas dessa árvore?
- Que cor elas têm?
- Em que estação do ano a árvore parece estar?
- Todas as árvores são iguais?

Em nossa atividade no portfólio, colamos o tronco e pintamos as folhas com os dedinhos. Foi mais uma experiência incrível e cheia de descobertas!!!










terça-feira, 16 de setembro de 2014

Infantil I A. Prof. Julia.

















Objetivo:
·        Respeitar a produção do amigo.
·        Desenvolver a motricidade.
·        Desenvolver um relacionamento amigável.
·        Compartilhar experiências.

                As brincadeiras e atividades em grupos são importantes no intuito de estreitar os laços entre os amigos, e aprender a lidar com os “problemas” ao decorrer de suas vidas. Como também um momento de trocas de experiências, levando a criança ao encontro de diferentes percepções.
                Como diz Luis C. de Menezes, físico e educador da Universidade de São Paulo (USP), “É claro que nem tudo deve ser feito de forma coletiva, pois são igualmente essenciais a exposição do professor e tarefas individuais de crianças e jovens, mas é preciso compor esses momentos articulando com coerência as ações pessoais e coletivas. Essa construção conceitual e afetiva depende do trabalho em grupo, em que se desenvolvem afinidade e confiança, identificam-se potencialidades e aprende-se com os demais.”.

                Através do desenho livre podemos perceber o quanto as crianças se envolveram com o projeto “um para o outro”, pois a maioria retratou a família, os amigos, a professora, dando ênfase na afetividade.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Um para o outro. Thati e Flávia. Mini Maternal B.










A realização do Projeto “Um Para o Outro” tem nos dando a oportunidade de envolver as histórias de cada família com a escola, de uma maneira que permita que as crianças vejam atividades e lembranças feitas pelos próprios pais.

Nessa atividade conhecemos sonhos e desejos que os pais tinham quando eram crianças, sendo os mesmos desenhados em grandes estrelas.

Fizemos uma roda para que todos pudessem ver a surpresa que estava guardada em nosso “baú de memórias”. As estrelas foram apresentadas para todos da sala. Os pequenos ficaram encantados em ver os desenhos realizados pelos seus pais, e depois cada um colou a estrela de sua família na nossa colcha de atividades.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mini Maternal e Maternal A. Um para o outro.


Como é do conhecimento de todos estamos desenvolvendo o projeto "Um para o Outro". Esse projeto oportuniza um estreitamento nos laços afetivos entre escola, família e aluno. Dentre tantas atividades que estamos realizando, a desta semana refere-se às brincadeiras e brinquedos preferidos de nossos alunos. Com a pesquisa realizada, pudemos descobrir mais informações sobre as crianças e dar oportunidade ao pais de viverem momentos prazerosos ao solicitar a construção de um brinquedo com sucata. Gostaria de deixar registrado aqui o meu muito obrigado aos pais por realizarem todas as tarefas enviadas para casa, essa colaboração é valiosa para o sucesso do projeto.
Na tarefa da realização do brinquedo com material reciclado, as invenções foram muito criativas. Nossos pequenos relataram suas experiências de construção e apresentaram com orgulho suas criações. Espero que essa experiência tenha sido valiosa para vocês e que principalmente tenham se divertido.
Vejam as fotos do momento da apresentação dos brinquedos no grupo. A euforia, alegria e curiosidade tomaram conta da atividade.

Até a próxima. Abraços tias Flávia e A






















nna.