terça-feira, 16 de setembro de 2014

Infantil I A. Prof. Julia.

















Objetivo:
·        Respeitar a produção do amigo.
·        Desenvolver a motricidade.
·        Desenvolver um relacionamento amigável.
·        Compartilhar experiências.

                As brincadeiras e atividades em grupos são importantes no intuito de estreitar os laços entre os amigos, e aprender a lidar com os “problemas” ao decorrer de suas vidas. Como também um momento de trocas de experiências, levando a criança ao encontro de diferentes percepções.
                Como diz Luis C. de Menezes, físico e educador da Universidade de São Paulo (USP), “É claro que nem tudo deve ser feito de forma coletiva, pois são igualmente essenciais a exposição do professor e tarefas individuais de crianças e jovens, mas é preciso compor esses momentos articulando com coerência as ações pessoais e coletivas. Essa construção conceitual e afetiva depende do trabalho em grupo, em que se desenvolvem afinidade e confiança, identificam-se potencialidades e aprende-se com os demais.”.

                Através do desenho livre podemos perceber o quanto as crianças se envolveram com o projeto “um para o outro”, pois a maioria retratou a família, os amigos, a professora, dando ênfase na afetividade.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Um para o outro. Thati e Flávia. Mini Maternal B.










A realização do Projeto “Um Para o Outro” tem nos dando a oportunidade de envolver as histórias de cada família com a escola, de uma maneira que permita que as crianças vejam atividades e lembranças feitas pelos próprios pais.

Nessa atividade conhecemos sonhos e desejos que os pais tinham quando eram crianças, sendo os mesmos desenhados em grandes estrelas.

Fizemos uma roda para que todos pudessem ver a surpresa que estava guardada em nosso “baú de memórias”. As estrelas foram apresentadas para todos da sala. Os pequenos ficaram encantados em ver os desenhos realizados pelos seus pais, e depois cada um colou a estrela de sua família na nossa colcha de atividades.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mini Maternal e Maternal A. Um para o outro.


Como é do conhecimento de todos estamos desenvolvendo o projeto "Um para o Outro". Esse projeto oportuniza um estreitamento nos laços afetivos entre escola, família e aluno. Dentre tantas atividades que estamos realizando, a desta semana refere-se às brincadeiras e brinquedos preferidos de nossos alunos. Com a pesquisa realizada, pudemos descobrir mais informações sobre as crianças e dar oportunidade ao pais de viverem momentos prazerosos ao solicitar a construção de um brinquedo com sucata. Gostaria de deixar registrado aqui o meu muito obrigado aos pais por realizarem todas as tarefas enviadas para casa, essa colaboração é valiosa para o sucesso do projeto.
Na tarefa da realização do brinquedo com material reciclado, as invenções foram muito criativas. Nossos pequenos relataram suas experiências de construção e apresentaram com orgulho suas criações. Espero que essa experiência tenha sido valiosa para vocês e que principalmente tenham se divertido.
Vejam as fotos do momento da apresentação dos brinquedos no grupo. A euforia, alegria e curiosidade tomaram conta da atividade.

Até a próxima. Abraços tias Flávia e A






















nna.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

HISTÓRIA DA ESCOLA PETELECO


CONHECENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESCOLA PETELECO
A escola PETELECO foi fundada em 1974 pelas irmãs Maria Helena (Psicóloga) e Maria Tereza (Pedagoga) com o objetivo de atender crianças 1 ano e meio a cinco anos. De lá para cá houve grandes mudanças, tanto no espaço físico quanto no corpo docente. O ambiente acolhedor, rico em recursos estimulantes onde cada criança pode se desenvolver de forma harmoniosa e feliz é uma das características do trabalho realizado com muito amor. Sua filosofia educacional teve como princípio a filosofia de vida de sua equipe, cooperação, participação, respeito e ética, estabelecendo vínculos afetivos e sociais. Durante seus 35 anos de existência a ESCOLA INFANTIL PETELECO fez parte do desenvolvimento educacional de muitos alunos. Pelo reconhecimento de seu trabalho a escola hoje recebe os filhos de ex alunos.
O primeiro nome pensado para a escola era “Três Patinhos”, uma vez que o número da casa onde a mesma começou a funcionar era 222. O nome Peteleco surgiu quando ao preparar o espaço – casa – para a escola as sócias recebiam a visita de um vizinho do local, um menino chamado Mário que ao ser chamado de volta a sua casa recebia o seguinte aviso:
-“Mário venha almoçar agora, se demorar vou te dar uns petelecos”
Então em homenagem a esse menino resolvemos dar o nome Peteleco à escola.

Mário foi uma pessoa muito importante na história da escola, pois ajudava muito e fazia tudo com amor. Tinha 7 anos e cabelos lisos e castanhos, com um rodamoinho que deixava seu cabelo em pé.  Não era muito alto, era magro, olhos castanhos, rosto risonho e cheio de sardas. Estava trocando os dentes, assim lhe faltava um dente na frente, mas seu sorriso era lindo e seus olhos também expressavam esse sorriso. Baseado nesse menino, surgiu o desenho de nosso primeiro uniforme: meninos -camiseta branca com o desenho e o nome Escola Peteleco, e short azul turquesa; meninas – a mesma camiseta e vestido jardineira xadrez em azul turquesa e branco.     O primeiro endereço da escola foi, av. Brasil, 222, uma casa que tinha 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha, 1 escritório, 2 banheiros e um quintal enorme com uma grande árvore frutífera, um caramanchão com parreira e no muro maracujá. No primeiro ano a escola ganhou a Margarida, uma tartaruga. No segundo ano a escola mudou-se para uma casa maior na rua Eduardo Lane, nº207. Nessa casa o quintal não era muito grande, assim o parque foi instalado no terreno ao lado, e ali a escola ficou por 8 anos. Depois a escola mudou para a casa ao lado, 217, onde ficou por 9 anos, pois era maior e o parque foi instalado no terreno ao lado, no nº 227, onde o prédio da escola foi construído e a mesma funciona até hoje.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Quando você olha pela janela da imaginação o que você vê?” Infantil IIB

O exercício pleno da imaginação e criatividade faz parte da vida infantil e é um elemento essencial para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança. Ele favorece o fluir do pensamento criando um lugar de liberdade. Liberdade de ser. Vivendo em um ambiente em que os adultos favorecem a livre expressão imaginativa da criança, ela pode se apropriar de si mesma e de suas experiências com o mundo. Pode ser autora de suas próprias criações, experimentando o prazer da liberdade de transformar o mundo e de ver refletido, em suas produções, algo de si mesma.
Essa semana as crianças do Infantil IIB soltaram a imaginação e compartilharam com os amigos oque viram pela janela!

 Matheus – “Eu vi que a vovó estava chegando”

 Leonardo – “Eu vi que eu estava pilotando um avião”

 Maria Fernanda – “Eu me vi dançando ballet”

 Fabrício – “Eu vi o vovô e a vovó chegando no meu prédio”

 Vicente – “Eu vi o shopping”

 Lara – “Eu vi a minha família passeando com as minhas cachorras Madonna e Carol”

 Juliana – “Eu imaginei que os meus cachorros chegaram”

 Davi – “Eu imaginei que meu pai comprou um cachorro”

 Rafaella – “Eu imaginei que ia ao shopping tomar sorvete”

 Isabela – “Eu imaginei que ia morar em Poços de Caldas”

 Danilo – “Eu vi um carro do futuro que era roxo”

Felipe – “Eu vi o avião grande que vai para a Disney”