quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A importância da pré-escola

Alfabetização a princípio significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita. Essas etapas compõem a chamada "fase pré-escolar" ou "período preparatório". O processo de alfabetização, é bastante complexo para a criança, por isso a importância de se respeitar o período preparatório, que dará a criança o suporte necessário para que ela prossiga sem apresentar grandes problemas. Uma criança sem o preparo necessário, pode apresentar durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve, ou como posicionar a escrita no papel. Pode ainda ter problemas para identificar os fonemas e associá-los aos grafemas. Também é possível encontrar crianças que só sabem copiar textos, e durante um ditado, não conseguem escrever. Podemos falar também sobre as dificuldades de interpretação de texto, de compreensão, de raciocínio lógico e ainda nas dificuldades emocionais. Complexos de inferioridade, insegurança, medo de situações novas, medo de ser repreendida, medo de errar, de não corresponder às expectativas dos pais, apatia, indiferença ou indisciplina e revolta, problemas de socialização, baixa auto-estima, e outros. O período propício para a alfabetização é entre os 6 ou 7 anos. Segundo Freud, é a chamada "fase latente", quando a criança já não tem mais interesses relacionados à descoberta do próprio corpo e do sexo oposto, bem como suas relações, e pode ter toda a sua atenção voltada para a aprendizagem por que esses interesses só voltam a se manifestar na puberdade. O processo de alfabetização pode chegar à 2 anos dependendo da maturidade, do preparo, do ritmo da criança e do quanto  foi estimulada. Este é o período adequado para que a criança tenha completo domínio da leitura e da escrita, havendo a necessidade daí por diante do aperfeiçoamento da ortografia, da gramática e a estimulação constante da compreensão, interpretação e produção de textos. Além de tudo isso, uma boa alimentação, boa saúde, tempo de sono respeitado com horários regulares e um ambiente de tranquilidade, segurança e amor entre a família, intergração entre a família e a escola, facilitam muito a superação do período de alfabetização com bastante êxito.
Falando agora do período preparatório, precisamos levar em consideração que para ser alfabetizada, uma criança precisa antes de tudo ter uma auto-estima elevada, precisa estar bem emocionalmente, ter segurança e auto-confiança, para poder enfrentar as dificuldades que o processo de alfabetização irão lhe impor. Além disso, a criança precisa apresentar características de socialização. Seja qual for o seu temperamento, ela deve saber se portar em grupo, respeitar as pessoas, saber quais são seus limites, ter disciplina, estabelecer boa comunicação, ir aos poucos adquirindo independência e responsabilidade, saber ganhar e saber perder, ter boas maneiras, etc. Depois disso, a criança deve apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida. Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil e auditiva). Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos. Por isso a importância das, brincadeiras de rua, de jogar bola, andar de bicicleta. rolar na grama, brincar com areia, nadar, correr, pular, etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global. O próximo passo, é o desenvolvimento da coordenação motora fina. A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que limitam-se mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração. Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantas outros recursos. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem. Além de tudo isso a criança precisa sem dúvida apresentar bom desenvolvimento físico e boa saúde. Por causa de todo esse aprendizado é importante que as crianças frequentem a pré-escola. Os pais devem estar atentos quanto a escolha de uma, por que muitas não tem a aprovação da secretaria de educação do município. São as conhecidas escolas de "fundo de quintal", onde não existem os recursos necessários para todo o desenvolvimento do período preparatório.

Uma boa pré-escola deve:

  • ser aprovada pela secretaria de educação
  • ser devidamente regularizada e fiscalizada
  • ter variedade de recursos para recreação
  • ser limpa e organizada
  • ter salas adequadas para idades diferentes, que devem ser limpas, arejadas, amplas e decoradas para melhor estimulação
  • ter recursos pedagógicos variados e organizados: brinquedos, jogos, ambientes de estimulação, atividades extra-curriculares
  • ter professores experientes formados em magistério e/ou pedagogia
  • ter cozinha e refeitório limpos
  • ter funcionários para limpeza: cozinha e secretaria
  • apresentar planos pedagógicos organizados e coerentes com as idades das crianças
  • ter atendimento e boa comunicação com os pais
Muitas pré-escolas se preocupam somente com a alfabetização da criança, mas é muito importante que a pré-escola se preocupe primeiramente com o desenvolvimento do período preparatório, com a estimulação de todos os pré-requisitos que já descrevemos. A escola não deve pular as etapas do desenvolvimento, isso é extremamente prejudicial e trará consequências futuras para a criança, nas áreas pedagógica, emocional ou social. Para ser alfabetizada, uma criança precisa estar madura em todos os sentidos, pois o processo de alfabetização apresenta novas etapas, e a criança deve estar preparada para vencê-las. É importante ressaltar que pré-escola não é um “depósito de crianças”, onde as crianças ficam para que os pais possam trabalhar. A pré-escola tem um papel importantíssimo no preparo da criança para a alfabetização e deve cumprir este papel com competência. É o início da formação da criança, é onde ela vai ter o primeiro contato com o processo de aprendizagem, que será a base para todos os anos de escola que ela terá no futuro. Esse contato deverá ser agradável e prazeroso, para que não gere traumas futuros. No período preparatório, a família e a escola devem caminhar juntas, auxiliando uma à outra mutuamente. A família deve estimular a criança, ajudá-la com as tarefas, participar das reuniões, estar em contato com os professores, interessar-se pela vida escolar da criança.
Para finalizar, a escolha de uma pré-escola, não é tarefa fácil, por isso os pais devem pesquisar muito, conhecer o maior número possível de pré-escolas, levando em consideração não só as suas expectativas em relação à escola, mas principalmente as da criança, procurando por uma boa escola, que seja adequada às necessidades dos seus filhos, que ofereça bom ambiente e bons serviços. É importante lembrar que a pré-escola é o começo da longa caminhada escolar de seus filhos, por isso, deve ser um bom começo, que proporcione alegria e satisfação para a criança, afinal... “a primeira professora a gente nunca esquece.”
Katia Ferreira Lima

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Peteleco - Experiência e excelência no desenvolvimento de projetos para Ed. Infantil

O pensamento criativo é formado por idéias originais, isto é, que não repetem modelos preexistentes, que surgem no trabalho, no dia-a-dia, em trabalhos artísticos, enfim: em todas as áreas do conhecimento. O pensamento criador caracteriza-se por ser exploratório, por aventurar-se, por buscar o desconhecido, o risco, a incerteza. ( Nelson Piletti)

Proj. Cantigas de roda 
Mini Maternal Manhã
Prof. Julia e Tathi






 
Proj. Sítio do Picapau Amarelo 
Infantil 1 Manhã 
Prof. Cinthia







terça-feira, 25 de setembro de 2012

HINO PETELECO

PETELECO, PETELECO
COM ALEGRIA VOU CANTAR !
PETELECO, PETELECO, PRA SEMPRE VOU TE AMAR !
 JOGOS , CARINHO , DIVERSÃO.... CUIDA , COM MUITA EDUCAÇÃO
É NOSSA ESCOLA, PRESTE ATENÇÃO ( Duas palmas )
FAZ BEM AO NOSSO CORAÇÃO.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dicas - O que fazer!

 
{Contação das histórias } Hora da Criança Zastrás apresenta da série Ler e brincar
Dia: 01 – Sábado
Horário: 16hs
Local: Saraiva Mega Store – Shopping Iguatemi Campinas – Setor infanti
Sinopse: Traga as crianças para a contação de histórias dos livros Bichinhos, Cãozinho, Na floresta e Na fazenda. Conheça esses contos cheios de gostosas aventuras e aproveite para aprender se divertindo!
Grátis. Livre.
{Teatro} É dia de Teatro e Muito Mais – Show Barco Doido
Data: 01 – Sábado
Hora: 16h
Local: Shopping Center Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina Local: Auditório
Lotação: 95 lugares
Sinopse: O Show Barco Doido é indicado para crianças de todas as idades. No repertorio, poesia, divertidos arranjos de músicas próprias e de domínio público, brincadeiras cantadas e versões de canções já conhecidas. Venha se divertir nessa mistura de música com brincadeira, expressão corporal, poesia e elementos de teatro de rua.
Duração: 50 minutos.
Entrada gratuita, sujeita a capacidade máxima do auditório e mediante a aquisição dos ingressos distribuídos nos dias das peças, a partir das 12h00, no balcão de informações do shopping iguatemi, no piso 1.
Doe um agasalho ou cobertor, em bom estado, no momento da retirada dos ingressos. As doações serão revertidas as entidades filiadas à FEAC
Classificação indicativa livre
 
DOMINGO 02-09
 
{Teatro } É dia de teatro e Muito Mais – Show Barco Doido
Data: 02 – Domingo
Hora: às 14h e 16hs
Local: Shopping Center Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina Local: Auditório
Lotação: 95 lugares
O Show Barco Doido é indicado para crianças de todas as idades. No repertorio, poesia, divertidos arranjos de músicas próprias e de domínio público, brincadeiras cantadas e versões de canções já conhecidas. Venha se divertir nessa mistura de música com brincadeira, expressão corporal, poesia e elementos de teatro de rua.
Duração: 50 minutos.
Entrada gratuita, sujeita a capacidade máxima do auditório e mediante a aquisição dos ingressos distribuídos nos dias das peças, a partir das 12h00, no balcão de informações do shopping iguatemi, no piso 1.
Doe um agasalho ou cobertor, em bom estado, no momento da retirada dos ingressos. As doações serão revertidas as entidades filiadas à FEAC
{Apresentações} Domingo no Lago
Data: 02 – Domingo
Horário: a partir das 10h30
Local: Espaço Cultural Casa do Lago. Rua Érico Veríssimo, s/n, Cidade Universitário Zeferino Vaz – Barão Geraldo. (19) 3521-7017
Sinopse: O Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, traz mais uma edição do projeto Domingo no Lago neste fim de semana, com apresentação de teatro, coral e outras atividades culturais, especialmente para crianças.
- Na sala de cinema será apresentada a peça A Bela e a Fera – em Bullying. O grupo Trancos & Barrancos traz para este espetáculo um assunto importante para as escolas e outros grupos sociais: o bullying. Tratando-o de forma divertida e séria ao mesmo tempo, sem deixar passar desapercebido a grande mensagem que carrega consigo, a trama se desenrola nos preparativos para o grande baile preparado pela Fera, com intuito de conquistar o coração da jovem Bela, porém, surge um “pequeno probleminha” que deve ser resolvido para que a história termine com as personagens em harmonia e, assim, ter um merecido “Felizes para sempre”.
- No mesmo horário, na sala multiuso do espaço, será apresentada a atração Pirilampos! Mágicas para uma Festa de Cores, Farrapos, Surpresas e Cosquinha. O espetáculo conta a história de Nana Buh e sua inusitada infância passada no sítio da Avó Barbina, onde o mascate Sr. Belarmino passava, com suas quinquilharias, todo o último domingo do mês. Experimentando as receitas (de mágica) dos livros herdados da avó, Nana Buh! se aventura a fazer uma caixinha de música, como aquela que o mascate trouxera um dia. Todavia, nem tudo transcorre como descrito na receita e protagonista e público se surpreendem com os resultados das mágicas que mudam o rumo da história. Fechando a programação do dia, às 11h30, também na sala multiuso, terá a apresentação do coral Canarinhos da Terra.
Entrada: gratuita
Classificação indicativa livre
{Oficina} Galleria Fun – Atividade: Customização de latinha de Confeitos
Data: 02 – Domingo
Horário: das 13h às 20h
Local: Shopping Galleria – Praças de eventos, 1ºPiso.
Sinopse: Utilizando retalhos, cola e fitas, as crianças irão customizar latinhas para guardar guloseimas e lembranças, em uma divertida brincadeira que remete ao artesanato das vovós.
Entrada gratuita
Classificação indicativa livre
{Teatro} Espetáculo Circus – A Nova Tournée
Data: 02 – Domingo
Horário: às 16 horas,
Local: Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália – Programação cultural – Teatro do Sesi Campinas
Sinopse: Dedicado às crianças. A apresentação recria o mundo maravilhoso do circo em quadros curtos e engraçados.
Entrada: gratuita. Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início dos espetáculos
Fone(19) 3772-4184 / 4183 / 4168


FINAL DE SEMANA

{Teatro} “A Cigarra e A Formiga”
Data: 01 e 02
Horário: sábados às 15h30 e domingos às 11h e 15h30
Local: Teatro infantil Carlito Maia, Bosque dos Jequitibás. Rua Coronel Quirino, 2, centro – Campinas.
Data: a partir de 1º de setembro
Sinopse: Adaptação do clássico A Cigarra e a Formiga, de La Fontaine, a peça conta a história das formigas que trabalham durante a primavera, o verão e o outono para que no inverno elas estejam abastecidas e não precisem procurar comida. Duas realidades opostas, a da formiga trabalhadora, da formiga mandona e da cigarra cantora. Uma lição de vida sempre respeitando a sensibilidade das crianças, adolescentes e adultos.
Entrada: R$ 20 (inteira), R$ 9 (com flyer), R$ 5 (com antecedência de um dia) e R$ 10 (meia)
Fone: (19) 3232-5977

{Teatro} A pequena sereia
Dias: 01 e 02 – Sábado e Domingo
Horário: Sábado 17hs, domingo 11 e 16hs.
Onde: Teatro Sotac – Rua Barão de Jaguara, 2-16 e 22 .
Classificação indicativa: 02 a 10 anos.
Telefone: (19) 3235-2266
Valores ingressos: Na bilheteria (R$ 20,00 Inteira e R$ 10,00 Meia) – Antecipados nos pontos de vendas (R$ 10,00)
Duração: 50 minutos
Clique
aqui para imprimir seu bônus promocional.

Mães superprotetoras deixam os filhos ansiosos, diz pesquisa ...

Quem tem filhos sabe que uma linha tênue separa o instinto de garantir a segurança das crianças e a superproteção. Mas, por mais difícil que seja, é preciso identificar de que lado deste muro você está, porque cuidado e proteção em excesso podem prejudicar o desenvolvimento do seu filho. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Macquerie, na Austrália.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores avaliaram o comportamento de 200 crianças, com idades entre 3 e 4 anos, e de suas respectivas mães. Eles perguntaram a elas se permitiam que o filho escolhesse a própria roupa quando já era capaz e se os deixavam escolher os amigos para brincar, entre outras questões.

Todos voltaram a ser analisados cinco anos mais tarde. Os cientistas concluíram que os filhos de mães superprotetoras eram mais ansiosos do que as outras crianças. “A insegurança da mãe em relação ao futuro do filho e aos perigos inerentes à vida gera, sim, ansiedade na criança”, diz Vivien Bonafer Ponzoni, terapeuta, coordenadora do Núcleo de Psicodrama de Família da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama.

Ok, toda mãe sente insegurança em relação ao futuro dos filhos e aos perigos do dia a dia. Isso é normal, mas se torna um problema quando os seus medos passam a interferir diretamente na vida da criança. Se deixá-lo brincar no parquinho do prédio ou ir à festa de um amigo, por exemplo, é um problema para você, então, é hora de procurar ajuda. Essa superproteção pode, sim, prejudicar o crescimento (e amadurecimento) do seu filho.

Dar autonomia a uma criança requer coragem porque você vai ter que controlar o próprio medo e incentivar que o seu filho faça aquilo que ainda não sabe, mas precisa aprender. “Se por um lado a sociedade conseguiu instruir as famílias a conduzirem melhor as crianças, por outro fez com que os pais se tornassem medrosos”, diz Diana Corso, psicanalista e autora de Fadas do Divã (Ed. Artmed). E esse medo cria um círculo vicioso. “A criança perde a possibilidade de acreditar que acreditam nela”.

Para Vivien, o medo e a ansiedade fora do comum só trazem prejuízos para a saúde psicológica das crianças. “Pode resultar em pouco rendimento escolar, baixa autoestima, inquietude, dificuldade de atenção e concentração nas tarefas, agressividade e muitos outros sintomas que a impedem de se desenvolver psicologicamente com segurança”, diz a especialista.

No estudo, foi constatado, ainda, que o risco da criança ser ansiosa é muito maior quando a mãe também sofre com esse problema. “A intenção da mãe ao proteger seu filho das frustrações e perigos revela muito mais de si mesma do que da necessidade da criança em ser amparada”, diz Viven. “Essa mãe precisa de muita atenção, seja por meio da escola, do companheiro ou até mesmo de um profissional para que ela aprenda a transformar os sentimentos de angústia em força e coragem. Desta maneira ela também poderá seguir sua vida e ser mais feliz”, completa.

Veja como estimular a independência do seu filho por faixa etária:
- Até 3 anos: Se ele não quiser emprestar os brinquedos a um amigo, converse com seu filho, mas não entregue o brinquedo para a outra a criança. Ele precisa tomar a iniciativa de oferecê-lo e, assim, aprender desde cedo a negociar. A ideia pode ser aplicada em várias situações.

- 4 a 5 anos: Ele guarda os brinquedos, escolhe as roupas, escova os dentes, toma banho sozinho – mas você precisa checar se tudo ficou bem limpinho. Ele ainda pode ajudar você em pequenas tarefas domésticas, mas não vale fazer por ele.

- A partir de 6 anos: Ele já pode separar o material escolar e arrumar a mochila. Você só supervisiona, OK?

Fonte: Márcia Ferreira, psicóloga (SP)