segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

As crianças e a volta às aulas

A volta às aulas exige esforço e gera expectativas e compromissos para as crianças

A farra foi boa, dormir e assistir a vídeos até mais tarde, piscina, praia... As recordações das férias vão ficando para trás e agora o momento exige um novo desafio para a família: o retorno ao colégio, à escola, ou à creche. Tudo isso implica em mais disciplina, cumprimento de horários, compra de roupa ou de uniforme, livros, e uma infinidade de compromissos que exigem um esforço tanto para os filhos com para os pais. Para muitos deles a entrada ou saída da escola representa uma mudança radical.

O novo curso escolar

 
Ano após ano, a situação se repete, o que se supõe um considerável esforço para reajustá-la. A adaptação ou a readaptação é um processo que pode durar aproximadamente uma semana, partindo-se da hipótese que o ambiente escolar e familiar seja o adequado. Tudo dependerá da atitude que tenham os educadores e os pais. Ambas as partes terão que estar preparadas para transmitir às crianças uma impressão positiva do que representa ir ou voltar do colégio, e apoiá-las na transição das férias às aulas.
Para ajudá-las nesta tarefa, preparamos um material que poderá apoiar a muitas famílias para que “carreguem as pilhas” e recuperem a expectativa de um novo ano letivo. No final, tudo se supera, se arruma, e se controla, com alguma dose de paciência e compreensão.

Como as crianças encaram as mudanças

As férias permitem que as crianças estejam mais relaxadas, sem pressas para dormir, sem ter que madrugar, etc. Por isso, quando voltam às aulas, elas passam, de não ter tantas obrigações, para ter que estudar, fazer deveres, etc. É uma mudança que provoca algumas alterações. De agora em diante, voltar à escola supõe-se um grande esforço que com o passar dos dias irá se amenizando. O mesmo acontece com as crianças que vão ao colégio pela primeira vez. Passam de estar mais tempo em casa para compartilhar ambiente com outras crianças e a estarem debaixo da responsabilidade de outras pessoas e de outras regras. Pode ser que tenham novos professores, novas matérias, novo grupo de colegas, ou ainda novo colégio. Em todos os casos, o ânimo dos pais deve ser essencialmente positivo para o filho.

Processo de adaptação ao colégio

Quando a criança vai  à escola pela primeira vez, normalmente se aplica um horário de adaptação para que pouco a pouco a criança possa se acostumar à nova realidade. Tudo dependerá da disponibilidade de tempo que tenham os pais e das normas da escola. Em todo caso, é necessário ter muita paciência e compreensão com as crianças, e assim enfrentar tudo com muito entusiasmo e positivismo.
Para as crianças maiores, os que estão acostumados ao mundo escolar, os “veteranos”, a adaptação quase sempre não é um problema. Depende muito do seu caráter. Cada criança reage de uma forma diferente e nesta situação não se pode fazer comparações.

A relaçao dos pais com os professores

Tanto para a entrada como para a saída da escola, é fundamental que a criança conte com o apoio e ânimo dos pais. É necessário que se crie um ambiente familiar favorável em casa para que a criança se sinta mais segura e mais acolhida para adaptar-se ao novo ritmo de vida. O comportamento que tem seu filho é muito compreensível. Eles reagem às mudanças do mesmo modo que nós, os adultos. É como quando vamos ao trabalho pela primeira vez. Ficamos nervosos, ansiosos, e às crianças acontece o mesmo, ainda que o exteriorize e manifeste de uma forma diferente. Por esta razão, os pais, devemos falar com nossos filhos sobre a nova situação, transmitir-lhes confiança, pedir-lhes colaboração e sua compreensão, e demonstrar-lhes como estamos seguros e tranquilos de que eles vão ao colégio. É necessário destacar as mudanças positivas que o novo cotidiano os trará, como também participar de perto de todo o processo, ou seja, comprar livros e forrá-los, organizar a roupa ou o uniforme, e acompanhá-los ao colégio pelo menos durante a primeira semana.
Em resumo, que os pais falem com seus filhos das suas capacidades e expectativas nesta nova etapa. Isso contribuirá para que as crianças se sintam cercadas e capacitadas a sairem bem diante das dificuldades que lhes possam apresentar, aumentando assim sua auto-estima. O único que não se podem fazer os pais é exigir que tudo seja perfeito e maravilhoso desde o primeiro dia.

 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Feliz natal!!!!







Num piscar de olhos, as coisas podem passar de um estado de desesperança a um estado de plenitude! Tudo vai depender da maneira como você encara a vida. Ok! Nem sempre e possível escolher o que vai acontecer contigo, mas sempre e possível escolher o que acontece EM você!  Simples assim.
Algumas coisas fogem do nosso controle, e verdade. Mas outras não! Sua atitude nos momentos em que eles escapam do seu "domínio" e que fará a diferença. Quando você conseguir olhar o mundo 
com mais otimismo, logo verá que e possível transformar algo ruim, no mínimo, numa situação com menos sofrimento! Ou seja, a forma como você reage as oscilações da vida pode ser sua maior qualidade. E ela que fortalecerá você!
Quem ela o tombo sacode a poeira e se reergue, segue mais firme e seguro! A postura positiva não nos livra de problemas, mas pode nos ajudar a  fazer qualquer coisa melhor do que faríamos se fossemos negativos!!!

Com o pensamento positivo e com um "turbilhão" de sentimentos que finalizamos mais um ano!
Que Deus ilumine a vida e a família de cada um de vocês!!! Com a certeza de dever cumprido e de muito aprendizado!!!
Um bom natal e um ano novo, NOVO!  Refleto de realizações!!!!

Lembramos a todos que a escola permanecerá fechada para manutenção até o dia 20/01/2014.








terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Solidariedade também se aprende!

Como tudo na vida, solidariedade também se aprende. E, por isso, que o exemplo dos Pais é fundamental. Desde pequenas, as crianças são curiosas. Aos poucos, seu filho vai imitar você, elaborar e transformar essa atitude. Só que, obviamente, precisa de apoio para isso acontecer. É importante que na sua casa haja respeito, espaço para ouvir e falar e que você tenha atitudes coerentes.

Você é o espelho para o seu filho. É por você que ele vai aprender a jogar lixo no lugar certo, ter respeito pelas pessoas, aprender a dividir, acarinhar com amor um cachorro na rua e até doar brinquedos após o aniversário dele. Ações de cidadania que se misturam com solidariedade.

Muito obrigada a todos os Pais que dedicaram o tempo lavando as roupas com carinho, separando os brinquedos com cuidado e mostrando aos seus filhos a arte de doar e "se doar" por boas causas.






 
As doações foram feitas para:
 
Cmpca - Centro Municipal Proteção A Criança e Ao Adolescente
Endereço: Rua Gil Vicente 533
Bairro: Parque Taquaral
CEP: 13087-030
Capital/Cidade: Campinas, SP
Telefone principal: (19) 3241 8862
Categoria: Associação Beneficente

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Lanche do amigo.

 

Alimentação infantil deve suprir as necessidades nutricionais da criança o crescimento e desenvolvimento adequado assim como forma de garantir qualidade de vida em curto, médio e longo prazo.

O termo alimentação saudável inclui recomendações nutricionais específicas segundo a faixa etária dos indivíduos, que visam a promoção da saúde e a diminuição dos riscos e correção dos erros alimentares.

As refeições e lanches devem ser servidos em horários fixos diariamente.

Como forma de compartilhar o lanche criamos a algum tempo o Lanche do amigo. E esse ano em especial as Mães e Crianças de superaram!!!! Vimos não só lanche preparado com porções certas, saudável, mas também lanches repletos de AMOR E CARINHO! Parabéns a todas que se empenharam e que fizeram com que toda segunda feria fosse gostosa e cheia de cor!!!!!

Lanche do amigo da Kim especial Natal!




Projetos Natal 2013.
































Chegada do irmão mais novo! Visita do Guilherme no Maternal!

Mamãe vai me dar um irmãozinho
Estou contente
Que bom
Meu pai diz que é ruim ficar sozinho
E tudo que é meu será dos dois
Até a mamãe e o papai de nós dois 

 Sandra Peres e Paulo Tatit, da banda Palavra Cantada.


É sempre com grande alegria que se recebe o nascimento de um bebe na família, nascimento este que tem tudo para ser fonte de felicidade.
Este ano tivemos muitos nascimentos "aqui na escola", e as crianças trabalharam bem com cada novidade!!!! Sejam bem vindos todos os Bebes "Petelecos"!!!

O Fred orgulhosamente apresentou o irmão Guilherme para todos os amigos que ficaram maravilhados com cada gesto do pequeno!!!!








Porêm em alguns casos é natural que as crianças mais velhas tenham ciúmes. E podemos ajuda-las de algumas formas!

É natural que nesta fase se registem alguns retrocessos, tais como:

  • Comportamentos mais infantis;
  • O falar igual bebê;
  • Querer beber o leite pela mamadeira;
  • Usar a chucha e fralda novamente;
  • Fazer xixi na cama;
  • Birras;
  • Fase de negativismo;
  • Menos autonomia.

Algumas estratégias que os pais devem adotar para mais facilmente ultrapassar estas dificuldades:

Carta para o Papail Noel. Infantil II B. Cinthia.










CARTA PARA O PAPAI NOEL

As crianças fazem ideias muito interessantes e constroem hipóteses de escrita através de atividades desenvolvidas em classe. Dessa forma decidi dividir com vocês uma atividade que envolve escrita espontânea e convencional, de maneira que possam acompanhar esse processo.

Aproveitando o projeto de Natal, escrevemos uma carta para o Papai Noel. Usando a escrita convencional, as crianças elaboraram, a professora escreveu na lousa e as crianças copiaram a seguinte frase:

“QUERIDO PAPAI NOEL

SOMOS BONS AMIGOS,

O PRESENTE QUE QUEREMOS É...”

Depois disso, usando a escrita espontânea as crianças completaram a cartinha, escrevendo o que gostariam de ganhar.

Surgiram algumas escritas espontâneas como as seguintes:

1- NZOLERGUPM – “arminha não de verdade”

2- BLEFA – “Baby Alive”

3- PEFNFMRNR – “Transformers”

4- BL – “bola”

5- MN TELEFO – “mini telefone”

6- RABUZEL – “Rapunzel”

7- BNK – “boneca”

8- CIO BAI – “carrinho da Barbie”

Nas escritas 1,2 e 3 observa-se a completa ausência de vinculação entre a pronúncia das partes de uma palavra, mas a escrita provoca o questionamento do próprio sujeito sobre como se representa graficamente aspectos da realidade, elaborados pelo pensamento verbal. Ele começa a se questionar sobre o papel da escrita, isto é, o que representa escrita e pensamento, embora ainda não estabeleça a correspondência entre as partes. Esse nível de escrita se caracteriza pela caminhada em dois grandes aspectos: um deles é o reconhecimento do papel desempenhado pelas letras na escrita, e o outro é da compreensão ampla da vinculação do discurso oral com o texto escrito.

A medida que a criança começa a se questionar, vai realizando tentativas e se arriscando na formulação de hipóteses para a escrita, também através de brincadeiras como bingo, construindo palavras, resolvendo problemas; forma encontrada nas escritas 4, 5, 6, 7, e 8. Nelas podemos encontrar uma vinculação entre a pronúncia e escrita. A criança conhece os sons das letras, porque ela os associa à inicial das palavras, embora algumas vezes não esteja atenta ao som convencional das letras. A criança pronuncia uma palavra e representa cada sílaba por uma letra; começa a esboçar a necessidade de uma certa ordem das letras na palavra. Essa ordem, entretanto, não tem rigor.

Através de experiências como esta, nossos alunos compreendem o valor e as utilizações sociais da língua escrita, descobrem e percorrem os caminhos que levam à aprendizagem da leitura e escrita, ampliando suas possibilidades de iniciação à comunidade letrada.