quarta-feira, 16 de abril de 2014
Inf. II A. Juliana.
Jogo infantil O jogo para criança é o exercício , é a preparação para a vida adulta. A criança aprende brincando, é o exercício que a faz desenvolver suas potencialidades e habilidades(...) incorpora valores, conceitos, conteúdos, trabalha a ansiedade, rever os limites, reduz a auto-capacidade de realização, desenvolve a autonomia, a criatividade, aprimora a coordenação motora, desenvolve a organização espacial, melhora o controle, amplia o raciocínio lógico, aumenta a atenção e concentração, ensina a ganhar e a perder. (Lopes 2000)
Visando este conhecimento a Professora Juliana do Inf. II fez uma brincadeira com as crianças de caça palavras, ela consiste em procurar as letras escondidas previamente no parque, em seguidas e em conjunto terão que juntar as letras e revelar qual palavra eles conseguem formar. A Professora deu algumas dicas para ajudar.
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Mini Maternal B. Desenvolvimento
Desenvolvimento: é a capacidade progressiva do ser humano em realizar funções cada vez mais complexas.
O Brincar e a criança de 0-2 anos
Nas primeiras semanas de vida, a postura do bebê é retraída. Pernas e braços só começam a se expandir por volta do terceiro ou quarto mês. A partir daí, ele passa a ter ações voluntárias, mas ainda dominadas por reflexos. A etapa seguinte é fortalecer a musculatura dorsal e as conquistas viram sentar, se arrastar, engatinhar, ficar em pé e andar. Junto com a locomoção e o equilíbrio vem a exploração voluntária. O pequeno pega um brinquedo, balança, leva à boca e coloca em cima de outro.
Com a criança andando, proponha novos desafios para aperfeiçoar a locomoção. Subir e descer escadas, escorregar, girar, rolar e agachar são boas opções para explorar as possibilidades e limitações do corpo
A aquisição de novas habilidades está diretamente relacionada não apenas à faixa etária da criança, mas também, às interações vividas com os outros seres humanos do seu grupo social.
Nessa faixa etária do mini maternal, eles já conseguem realizar a maioria dessas habilidades, porem estamos sempre oferecendo oportunidades e materiais adequados para desenvolvermos a capacidade motora de cada criança. Subindo escadas, escalando brinquedos de espumas e o brinquedão, escorregando, etc
terça-feira, 8 de abril de 2014
Maternal B. Eliana. Proj. De volta pra casa.
Dando continuidade ao nosso projeto baseado no livro “De
Volta pra Casa”; conversamos sobre a moradia de alguns bichinhos como a aranha,
formiga, coelho, etc.
Agora estamos conversando sobre a moradia de cada criança
da classe, iniciei pedindo que cada criança trouxesse para a escola uma foto de
algum lugar de sua casa, depois realizamos a classificação do tipo de moradia
de cada criança. Partindo dessas informações começamos a montar, com caixa de
sapato, o tipo de moradia de cada criança.
Primeiro pintamos a caixa com guache marrom e rolinho
trabalhando as cores, e desenvolvendo a coordenação motora. A criança nesta
fase pinta e desenha pelo prazer do gesto, pelo prazer de produzir uma marca. É
um jogo de exercício que a criança repete muitas vezes o movimento para
certificar-se do seu domínio sobre aquele movimento.
Depois partimos para a classificação do que usamos em
cada cômodo da casa e para que serve esse cômodo. Exemplo no quarto tem cama,
que serve para dormir.
A próxima etapa será a “decoração” onde cada criança
enfeitará “sua casa”.
Estamos vivendo
momentos prazerosos, onde além de nos divertir, aprendemos muitas coisas.
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Inf. III B. Juliana e Priscila. Sistema Solar.
Você quer conhecer o sistema solar? Conhecer a terra, o sol
e os outros planetas? Porque existe o dia e a noite?
Através da curiosidade das crianças do Inf. IIIB sobre o
sistema solar e a localização dos planetas e do sol, elaboramos a maquete sobre
o espaço sideral, onde descobrimos que cada planeta tem seu lugar.
Objetivo:
- Despertar a curiosidade e o senso de pesquisa dos alunos.
(O tamanho e as cores dos planetas, sua distância do sol, qual é mais perto e
qual é mais longe e as características de cada um deles.)
O porque que a terra gira em torno do seu próprio eixo, como
um pião.
Descobrir que mercúrio, vênus, terra e marte são os planetas
mais quentes porque estão mais perto do sol e que júpiter, saturno, urano e
netuno são “gigantes” e muito gelados.
sexta-feira, 28 de março de 2014
Inf. I A. Júlia. Biblioteca
A fim de proporcionar um momento único entre pais e filhos, e não só isso, propor para as crianças a oportunidade do contato com os livros, como manusear, visualizar as ilustrações, se interessar pelo mundo das letras, e levar a criança à formação de um indivíduo crítico. Estamos então iniciando a nossa biblioteca da sala.
Como funciona a biblioteca: Todas as quintas-feiras, as crianças escolheram um livro da nossa biblioteca, levaram para casa junto com uma folha, onde será feito um registro da história após a leitura com os pais, e tudo retornado na segunda-feira, que será socializado e verbalizado pelas crianças na roda da conversa.
Essa atividade semanal tem sido produtiva, causando um importante comprometimento e participação dos alunos, e assim viemos dividir esses momentos tão especiais e esclarecer algumas dúvidas sobre a atividade em questão.
Tendo como objetivo:
* Explorar a linguagem oral e escrita.
* Desenvolver habilidades e competências para o comportamento leitor.
* Desenvolver a coordenação motora fina, através do desenho.
* Manipular e conhecer o objeto livro.
* Desenvolver a atenção e concentração.
* Desenvolver um indivíduo crítico.
Como funciona a biblioteca: Todas as quintas-feiras, as crianças escolheram um livro da nossa biblioteca, levaram para casa junto com uma folha, onde será feito um registro da história após a leitura com os pais, e tudo retornado na segunda-feira, que será socializado e verbalizado pelas crianças na roda da conversa.
Essa atividade semanal tem sido produtiva, causando um importante comprometimento e participação dos alunos, e assim viemos dividir esses momentos tão especiais e esclarecer algumas dúvidas sobre a atividade em questão.
Tendo como objetivo:
* Explorar a linguagem oral e escrita.
* Desenvolver habilidades e competências para o comportamento leitor.
* Desenvolver a coordenação motora fina, através do desenho.
* Manipular e conhecer o objeto livro.
* Desenvolver a atenção e concentração.
* Desenvolver um indivíduo crítico.
terça-feira, 25 de março de 2014
Sandra Inf. III A. Floresta.
O tema da Floresta tem despertado muita curiosidade entre as crianças do Infantil III. Durante a roda da conversa abordamos o tema floresta, os animais que nela habitam, a importância das árvores e da água.
Com intuito de fazer as crianças se envolverem ainda mais no projeto, surgiu a ideia de criarmos uma maquete que representasse uma floresta. Uma vez que a maquete é um instrumento de trabalho que deve ser introduzido na educação infantil, o qual proporciona a criança uma compreensão melhor da realidade, colocando o grande em um espaço pequeno e assim tornando a aprendizagem mais fácil e significativa, colocamos em prática essa ideia.E assim com o uso de tinta, sucata e papel as crianças deram forma as árvores, arbustos e grama. Os animais foram trazidos de casa e entre eles estavam leões, tigres, onças, bicho preguiça e muitos outros.
O objetivo do trabalho foi proporcionar uma interação ainda maior entre as crianças a floresta e os animais que nela habitam. O resultado dessa experiência foi um sucesso total! As crianças aprenderam de forma lúdica e diferente!
sexta-feira, 14 de março de 2014
Mini Maternal e Maternal A. Flavia e Ana. Proj. Quem sou eu?!
Neste primeiro projeto, a turma do Bubi irá explorar a vida de cada um com o objetivo de facilitar a percepção de si com um ser único com características e ações individuais. O que contribuirá na construção da sua imagem e desenvolvimento como pessoa. Como é do conhecimento de todos desenvolvemos nossos projetos de maneira interdisciplinar envolvendo várias áreas do conhecimento.
As ilustrações abaixo demonstram o momento da roda da conversa utilizando a caixa surpresa com as fotos enviadas pelas famílias onde cada um identificou e nomeou seus familiares, pude observar que alguns ficaram surpresos, curiosos e querendo relatar o que estava acontecendo na foto e outros resistiram em guardar apresentando o choro. Após a conversa colamos algumas em um mural que ficará exposto na sala de aula.
Continuando a atividade executamos uma pintura com guache e areia para que depois de seca ela seja nossa moldura para a colagem da foto da família. Foi um momento muito rico de sensações onde o domínio do pincel foi substituído pelas mãos de alguns e a euforia de outros.
Abraços e esperamos que apreciem.
Tias Flávia e Anna
As ilustrações abaixo demonstram o momento da roda da conversa utilizando a caixa surpresa com as fotos enviadas pelas famílias onde cada um identificou e nomeou seus familiares, pude observar que alguns ficaram surpresos, curiosos e querendo relatar o que estava acontecendo na foto e outros resistiram em guardar apresentando o choro. Após a conversa colamos algumas em um mural que ficará exposto na sala de aula.
Continuando a atividade executamos uma pintura com guache e areia para que depois de seca ela seja nossa moldura para a colagem da foto da família. Foi um momento muito rico de sensações onde o domínio do pincel foi substituído pelas mãos de alguns e a euforia de outros.
Abraços e esperamos que apreciem.
Tias Flávia e Anna
Assinar:
Postagens (Atom)