sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dança na Ed. Infantil. Infanil III B. Juliana.


 






 
 
 
A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

O objetivo de refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará as crianças novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.

Pode-se dizer então, que a dança enquanto processo educacional, não se resume em colaborar com o ensino de habilidades, mas sim, contribuir para o desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo, favorecendo assim também com o processo de construção de conhecimento.

Dançar possibilita a descoberta do próprio corpo, o reconhecimento de que cada indivíduo possui diferentes maneiras de se movimentar, o que resultara na conscientização do aluno com relação ao respeito à individualidade dos seres humanos.

Na fase pré-escolar, deve-se levar a criançada a conhecer, explorar e experimentar diferentes maneiras de se deslocar pelo espaço e interagir com os colegas, percebendo e acompanhando ritmos e melodias.

Através da dança seu filho aprende as noções de espaço, seqüência, padronização e uma conscientização do próprio corpo, trazendo benefícios emocional, social e cultural. A dança é uma forma de expressão que ajuda seu filho a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior alegria e autoconfiança.