quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Aula de Música. Susi.








 
Na roda do Batuque o “dançador”, que ficava no centro, convidava outro dançarino para tomar seu lugar dando um “Semba” que, em africano, significa umbigada. Com o passar dos anos Semba tornou-se Samba.

        Atualmente existem as escolas de samba e os trios elétricos. As  escolas de samba são sociedades que representam   bairros de algumas cidades. Elas escolhem o enredo que é utilizado para a composição do SAMBA-ENREDO.

        Existe, portanto, no carnaval o Samba, Samba-enredo (que conta uma história), a marcha que é mais lenta que a marchinha e o Frevo.

O Frevo é uma marcha rapidíssima, agitada e contagiante. Mais popular no Recife desde 1900 exige muita habilidade dos dançarinos. Geralmente estes levam à mão um pequeno guarda-chuva e dançam sozinhos, pois o frevo não é uma dança de pares. O Frevo Baiano é também uma marcha rápida, mas não se dança com guarda-chuvas e os passos são mais livres.

        Em Salvador, o Frevo é cantado e acompanhado pelo Trio Elétrico (bateria, guitarra elétrica e bandolim ampliado) acrescido de mais dois instrumentos: outro bandolim e cavaquinho amplificado.

        O Trio Elétrico se apresenta em cima de um enorme caminhão. A multidão o acompanha dançando, pulando e “fervendo” pelas ruas.