quinta-feira, 15 de maio de 2014

Inf. I B. Julia. Teia Elástica.







A Psicomotricidade envolve toda ação realizada pelo indivíduo; é a integração entre o psiquismo e a motricidade, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos afetivos, motores e cognitivos, levando o indivíduo à tomada de consciência do seu corpo por meio do movimento.

Brincadeira da teia elástica, opção com o objetivo de estimular o equilíbrio e a organização do corpo no espaço.
1. Cruze o elástico pela sala, prendendo-o em cadeiras e bancos, e forme assim uma teia de aranha ou cama de gato, a uma distância de 30 cm do chão.
2. Convide as crianças a explorar o espaço, passando por cima do elástico, por baixo, rolando, pisando, esticando-o e vencendo sua resistência. Oriente-os a experimentar várias formas de movimentação voluntária, deixando a criança criar e sugerir novas possibilidades.
3. Coloque objetos diversos em lugares específicos e peça que a crianças recolha-os utilizando caminhos diferentes com trajetos longos, curtos, locomovendo-se pelo elástico de forma simples e também complexa.
4.Finalize pedindo que elas deitem sobre os elásticos, e que assim deixem que a resistência dele massageie o corpo. Peça que respirem lentamente e sintam os lugares que o elástico toca.
Dicas finais 
A intenção da atividade é que a cada solicitação a criança seja convidada a reorganizar a movimentação já realizada e que assim resolva novas demandas. Uma outra dica é manter os elásticos amarrados durante a rotina normal de aula, e perceber como os alunos resolvem as situações que surgem, diante desse novo contexto.