quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ed. Física / Corpo e movimento. Matheus.


 
 
 
 

A Coordenação motora é a capacidade que temos de
coordenar os movimentos decorrentes da interação entre o cérebro e as unidades
motoras dos músculos e articulações. É
a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos,
produzindo assim movimentos delicados e específicos.
  A coordenação motora ampla é aquela que
permite a criança dominar o corpo no espaço, ou seja, pular, caminhar, correr,
dançar. As atividades motoras devem estar presentes no cotidiano das crianças.

  As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples
diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que
contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.
Essa categoria de coordenação motora é estimulada quando a criança brinca com o corpo todo, deste modo, durante essa atividade, as crianças  realizaram exercícios em que deveriam pular, engatinhar, correr e se equilibrar. O trabalho teve o propósito, ainda, de promover a prática regular de exercícios físicos, tão importante para a saúde do corpo e da mente, e proporcionar aos alunos um momento de descontração e lazer.