terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Educar desde o princípio

O PERÍODO ATÉ OS 3 ANOS É DECISIVO NO DESENVOLVIMENTO. INVESTIR EM EDUCAÇÃO NESSA FASE PREVINE MUITA COISA RUIM NO FUTURO
Compareci ao 1º Congresso Mundial sobre Educação Inicial e Pré-Escolar que aconteceu em outubro na cidade de Monterrey, no México. Para dar a dimensão da importância do evento, participaram representantes dos cinco continentes, do Peru ao Vietnã, do Canadá à Itália, da República Dominicana à Austrália, todos preocupados com o futuro do planeta e em como investir no chamado “capital humano”.

Além de profissionais ligados à escola, havia economistas, engenheiros, médicos, políticos de escalões diversos, desde deputados até secretários e ministros de Estado, entre outros.

E o que se verificou nas diversas falas foi uma unanimidade flagrante e vigorosa, destacando a importância fundamental da educação, especialmente no período etário de 0 a 6 anos – e, com maior ênfase ainda, de 0 a 3 anos. Eu iria ainda mais além, acrescentando o período da gravidez, já que o desenvolvimento se estabelece por ocasião da concepção e vai percorrendo também o período gestacional.

Ou seja, valorizou-se a chamada educação não formal, aquela que tem por objetivo promover o desenvolvimento do bebê nos seus meses iniciais de vida, garantindo a sua adequada estruturação psíquica para que possa, depois, desenvolver os conhecimentos que virão da educação formal, mais especificamente, da escola.

Foi ressaltada a importância do papel dos pais, os primeiros cuidadores, na sua tarefa de acolher afetivamente seus filhos, amparando-os nas suas ansiedades e oferecendo-lhes o apoio necessário para que aprendam a conviver com situações mais complexas em suas vidas futuras.

Falou-se da importância da colocação de regras e limites, da necessidade de reconhecer e respeitar o outro, e de como estes pais precisam adquirir este manejo para educar seus filhos para que tenham autonomia para conduzir seus próprios destinos.

Crianças educadas dessa maneira certamente terão a oportunidade de mostrar sua criatividade, irão em busca do conhecimento para enriquecer suas curiosidades e desenvolverão melhor a capacidade de pensar.

DE ACORDO COM JAMES HECKMAN, PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA 2001, QUE ESTEVE LÁ EXPONDO SUAS IDÉIAS, A TECNOLOGIA EM POUCO TEMPO NÃO SERÁ MAIS O QUE FARÁ A DIFERENÇA. O GRANDE DIFERENCIAL SERÁ A EDUCAÇÃO, MAIS ESPECIFICAMENTE NOS ANOS INICIAIS DA CRIANÇA.

Programas neste sentido vão implicar investimentos financeiros de porte, mas que terão compensações. Em suas pesquisas, Heckman mostra com evidências indiscutíveis os prejuízos à economia quando não se dá a devida atenção aos cuidados educacionais. Ao investirmos em nossas crianças, poderíamos poupar bilhões de dólares usados hoje para reparar estragos causados por alcoolismo, drogas e criminalidade. Recursos financeiros que poderão ser aplicados em outros programas, tão necessários nos países em desenvolvimento, como o nosso. A palavra de ordem daqui pra frente será: educar, educar e educar.

DR. SAUL CYPEL É NEUROLOGISTA INFANTIL E DIRETOR DO INSTITUTO DE NEURODESENVOLVIMENTO INTEGRADO (INDI) E PARTICIPOU DO 1º CONGRESSO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO INICIAL E PRÉ-ESCOLAR COMO CONSELHEIRO CURADOR DA FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL ILUSTRAÇÃO: MANUELA GALVÃO DE FRANÇA BARAUNA