quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aula de Música


 




 
 
 
Música no Peteleco

Desde o útero materno, a música tem importância.

 Depois do nascimento, o canto da mãe ou do pai acalma a criança e a faz dormir. Ao desenvolver a linguagem a criança passa a conhecer o ritmo das palavras, as parlendas, as brincadeiras cantadas. Além do desenvolvimento social, a criança desenvolve ritmo, memória, coordenação motora, refletindo no seu dia a dia na escola.

 A criança bem formada musicalmente, se destaca na escola. Em tudo na vida da criança a música deve estar presente.

 A escola é o lugar perfeito para se trabalhar músicas, nela tem-se rica matéria prima: crianças reunidas em grupo e por idade. A criança de hoje, mais do que nunca precisa da música para se integrar: as brincadeiras folclóricas acabaram e nossas crianças ficam muito tempo diante da TV e computadores. Em alguns casos o único momento que convivem com crianças é na escola, então é lá que temos que trabalhar.

 As aulas de música devem ser acima de tudo, interessantes e agradáveis. Isso não é sinônimo de “bagunça”. A primeira obrigação do professor, em minha opinião, é criar o prazer em ouvir “boa” música, criar o senso crítico, ensinar os alunos a ouvir e apreciar. Dar caminhos para essa criança, um dia estudar um instrumento musical, ou apenas saber escolher as músicas que farão parte de seu repertório de escuta.

Trabalhamos o Folclore neste mês e, como o Brasil é rico neste tema: Brincamos com bola, pião, bolhas de sabão, roda, Trem de Ferro, rebola bola, Boi , Cuca e muito mais. É uma delícia trabalhar com crianças tão queridas. Obrigada Peteleco. Susi

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Projetos Ed. Infantil Peteleco

Mini Maternal e Maternal A - Flávia e Thati
JUSTIFICATIVA:

          A ideia de trabalhar esse projeto surgiu com a visita do circo da Monica na cidade e o seu aniversário de 50 anos, além de levar em conta a importância de Mauricio de Souza no incentivo a leitura e a maneira lúdica com que lida com o cotidiano dos nossos alunos.  Os alunos falam e reconhecem os personagens e pelo fato dos mesmos serem crianças, os alunos se identificam com mais facilidade. Assim, podemos trabalhar as diversidades nas características, habitat, valores tão bem exemplificados pelos personagens.

OBJETIVO GERAL:

         Enriquecer o desenvolvimento das atividades de forma lúdica e prazerosa no processo do desenvolvimento cognitivo da criança, levando a uma aprendizagem em que o aluno interaja com o meio em que vive, participando de transformações sociais e culturais. Levar os alunos a refletir, criticar, participar e contribuir para a sua formação no meio em que vive através da Literatura Infantil. Despertar na comunidade escolar o interesse pelo aprofundamento da cultura brasileira. Explorar a importância de desenvolver hábitos de higiene, de leitura, alimentar e de convivência. Trabalhar de forma lúdica e prazerosa a educação moral e ética, auxiliando a criança no processo de ensino-aprendizagem. Conhecer os personagens da Turma da Mônica e as características de cada um, a fim de trabalhar com as características das crianças da sala.

Mini Maternal B  -Tathi e Priscila
Justificativa:
Criada em 3 de março de 1963, por Mauricio de Sousa, este ano Mônica está completando seu 50º aniversário. Por esse motivo e tambem pelo entusiasmo das crianças nas historias e videos da Turma da Mônica, resolvemos criar o projeto: “Turma da Mônica e o Folclore Brasileiro”
Um projeto baseado nas caracteristicas de alguns personagens da turma, envolvendo alimentação, higiene historias  e brincadeiras folcloricas.


Objetivo Geral:
Conhecer os personagens da turma da Monica e as características de cada um, envolvendo a importância da alimentação conhecendo alguns tipos de frutas, trabalhar a higiene pessoal e aprender algumas brincadeiras folclóricas.

 
Maternal B - Julia e Anna
 
Justificativa:
Conhecidas pelo público infantil, as histórias da Turma da Mônica podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como os personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com algum deles.
Neste projeto iremos utilizar as características que identificam a Mônica, o Cebolinha, a Magali, e o Cascão, para trabalharmos temas transversais, como os valores: Amizade, Respeito, e Solidariedade. Além de resgatar a nossa cultura, pois as brincadeiras e brinquedos presentes nas histórias e gibis, remetem ao folclore brasileiro.


Objetivo Geral:
Este projeto tem o objetivo de despertar a curiosidade das crianças e favorecer a ampliação dos conhecimentos referentes aos personagens dessa turma, assim despertar novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, provocando a produção de conhecimento e conceitos consolidados.


Infanitl 1 A - Júlia e Anna

Justificativa:
A literatura infantil é um caminho que proporciona a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, e obter contato com os livros, pois é através deles e dos contos infantis que a criança aprende a importância de ouvir, contar e recontar histórias.
Desde o início do ano a turma tem apresentando um grande interesse pela Turma da Mônica, trazendo para escola brinquedos, livros, cd e dvd, sobre o tema. Como os personagens também são crianças, levam os alunos a se identificar de maneira lúdica e prazerosa.

Objetivo Geral:
O objetivo do projeto é incentivar a criatividade e a reflexão sobre a família, valores, higiene, alimentação saudável e as diferenças entre as pessoas, ampliando o universo cultural do aluno. As atividades estão relacionadas com cada personagem da turma da Mônica.


Infantil 1 B Eliana

JUSTIFICATIVA:
A ideia de trabalhar esse projeto surgiu quando observei que as crianças estavam comentando muito sobre os personagens da TURMA DA MÔNICA, além de trazerem, D.V.Ds, Gibis, etc. As crianças faziam perguntas sobre essa turma e pelo fato de os personagens serem crianças se identificavam muito com eles.

Achei bastante oportuno realizar este projeto pois estes personagens são brasileiros e será um momento muito rico para conhece-los, além do fato de a Mônica, criada por Mauricio de Sousa, completar 50 anos este ano.

Aproveitando uni duas riquezas da literatura brasileira, nosso folclore e a TURMA DA MÔNICA, pois foi uma maneira que encontrei para mostrar um pouco da nossa cultura interagindo com novas gerações, apresentando aos alunos ao mesmo tempo Mauricio de Sousa, buscando desenvolver a paixão pela literatura e a cultura brasileira.

OBJETIVOS:

Reconhecer as características dos personagens da Turma da Mônica criando situações para conversar e discutir acerca de valores morais, sentimentos e atitudes; identificar as diferenças e semelhanças da Turma da Mônica com a Turma do Dinossauro (turma do Infantil I B); criar situações onde as crianças desenvolvam a sua autonomia através da higiene pessoal; explorar os movimentos corporais através das brincadeiras folclóricas – cantigas de roda, dança da cadeira, ovo choco, etc. Explorar e manipular diferentes objetos construindo brinquedos folclóricos (galinha choca, bilboquê, piaba, peteca, telefone sem fio, cata –vento).
Infantil II e III A - Sandra e Juliana
VIDA E OBRA DE MAURICIO DE SOUZA
Conhecer a obra do escritor brasileiro Mauricio de Souza foi uma escolha da turma do infantil, onde se observa o grande interesse pela leitura e manuseio dos gibis.
As historias em quadrinhos de escritor Mauricio de Souza, são bastante conhecidas pelas crianças, os temas desenvolvido por ele desperta grande interesse, pois ele trata de assuntos do nosso cotidiano de uma maneira fácil de ser entendida, pois faz uso de seus personagens utilizando uma forma lúdica e tranqüila onde as crianças interagem com o seu trabalho. Um dos temas abordados por Mauricio de Souza consiste em trabalhar as diferenças existentes entre as pessoas.
Objetivos gerais:
Os temas trabalhados têm como objetivo auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, de uma forma lúdica e prazerosa, no sentido de despertar novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando-o a uma pratica produtiva para a vida cotidiana.
 
Infantil II B - Cinthia e Priscila
Justificativa:
 O saber popular é um dos pontos primordiais para o fazer pedagógico, dessa forma elaboramos este projeto buscando ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas de nossa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
Acreditando nisso resolvemos unir duas riquezas da literatura brasileira, nosso folclore e a Turma da Monica, uma maneira que encontramos para mostrar um pouco do nossa cultura interagindo com novas gerações, apresentando aos alunos ao mesmo tempo, Mauricio de Souza esse maravilhoso escritor,  buscando desenvolver a paixão pela literatura e a cultura brasileira.
Objetivos: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivada. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
Infantil III B - Juliana
Justificativa:
Este projeto tem a preocupação de resgatar a sabedoria popular através das cantigas de roda, brinquedos e brincadeiras, adivinhações, trava a língua, culinária, etc., ampliando o conhecimento sobre a cultura do Brasil, mostrando que Folclore não é alguma coisa estática, dentro dos livros. É sim, a história viva e em movimento da nossa cultura, e que pode ser explorada em sua integridade, pois sugere atividades bastante criativas, numa linguagem brasileira e imaginativa onde a criança descobre um Brasil... Brincando. Um Brasil que brinca com seus diversos ritmos e suas variadas cantigas de roda.
O folclore é transmitido de pai para filho, oralmente ou por ensinamentos práticos, chegando a ser definido como a história não escrita de um povo.
Quando abordamos o Folclore no Peteleco, salientamos que não estamos produzindo, mas sim reproduzindo, ou seja, estamos fazendo aproveitamento do folclore com fins pedagógicos e atuando de maneira interdisciplinar.
Os campos de ação do folclore:
- adivinhas                                                     - brinquedos
- brincadeiras                                                - cantigas de roda
- parlendas                                                    - culinária
- músicas                                                       - danças / vestimentas
 
VIDA E OBRA DE MAURICIO DE SOUZA
 
Conhecer a obra do escritor brasileiro Mauricio de Souza foi uma escolha da turma do infantil, onde se observa o grande interesse pela leitura e manuseio dos gibis.
As historias em quadrinhos de escritor Mauricio de Souza, são bastante conhecidas pelas crianças, os temas desenvolvido por ele desperta grande interesse, pois ele trata de assuntos do nosso cotidiano de uma maneira fácil de ser entendida, pois faz uso de seus personagens utilizando uma forma lúdica e tranqüila onde as crianças interagem com o seu trabalho. Um dos temas abordados por Mauricio de Souza consiste em trabalhar as diferenças existentes entre as pessoas.
 
Objetivos gerais:
 
Os temas trabalhados têm como objetivo auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, de uma forma lúdica e prazerosa, no sentido de despertar novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando-o a uma pratica produtiva para a vida cotidiana.
 
 


                  

Atividade Infantil II B Cinthia e Priscila






 
O trabalho em grupo é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. "Por meio dessa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber. É um momento de troca, em que a criança ou adolescente se depara com diferentes percepções."
Trabalhando em equipe, o estudante exercita uma série de habilidades. Ao mesmo tempo em que estuda o conteúdo das disciplinas, ele aprende a escolher, a avaliar e a decidir. "Nesse tipo de tarefa, treina-se a capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes."
Se a prática é aplicada nos anos iniciais da escola, as crianças aprendem a trabalhar coletivamente e a escutar seus pares desde cedo. Assim, desenvolvem sua autonomia.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Mini Maternal B. Thati e Priscila. Confecção do Saci de papel higiênico.








A educação Infantil possui o ambiente certo para o desenvolvimento da expressão, pois possui um espaço onde a criatividade e as imaginações ganham forma.

Fazendo com que as crianças, desde cedo possam se interagir entre elas, sabendo assim trabalhar em grupo. A interação com o mundo dos objetos fará com que a criança utilize a Arte como forma de manifestação espontânea.

A pintura na educação infantil possibilitará com que a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos no papel, possa, por exemplo, começar a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora, conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também.

Confecção do Saci de papel higiênico.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Infantil 1 - Dança da cadeira nomes. Eliana.


 




Brincar, segundo o dicionário Aurélio (2003), é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.
 O brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida.Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
 
Dança das cadeirasFaz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Atividade Infantil II e III A Prof. Sandra e Juliana




As brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais etc., propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Atividade com tinta Infantil I A Julia e Ana




 Por trás desse simples ato de pintar está o treino de controlar e segurar os lápis, giz de cera ou pincel, reconhecimento de cores, percepção de força, uma forma de terapia, estímulo à criatividade, coordenar olho e mão e noção espacial em duas dimensões.
A criança é estimulada a fazer força sobre o papel, ação extremamente importante para o fortalecimento das mãos, que, futuramente propiciará o traçado seguro das letras e números. É uma terapia também, visto que, nesse momento da atividade o pequeno estará concentrado, esmerando-se para preencher o contorno das formas, observando os limites de linhas dispostas além de lembrar o quanto é necessário realizar uma atividade com vontade para que seu resultado seja uma "obra bem-feita."
Esse exercício possibilita ainda o conhecimento do próprio corpo como já foi dito, na própria força e nos olhos e mãos, despertando a atenção necessária para realizar cada atividade.
O reconhecimento das cores faz parte das competências exigidas no currículo de educação infantil, há relatos de crianças que chegam ao ensino fundamental sem esse conhecimento. Por esse motivo para nós esta atividade tem grande importancia, visando sempre um resultado melhor para a criança no futuro.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Brincadeira Folclorica Infantil IIIB Juliana





O movimento é parte integrante da vida humana. As crianças desde o seu nascimento movimentam-se e este vai se aprimorando a cada dia por intermédio das experiências como por exemplo: correm, saltam, manuseiam objetos, etc.
 O movimento humano não se resume apenas em um deslocamento e sim uma forma de linguagem corporal em que expressamos nossos sentimentos, emoções e pensamentos.
 O modo como se processa o movimento é o resultado da interação do homem com o meio, interações sociais e através do tipo de movimento é expresso as necessidades, interesses entre outros.
O movimento está intimamente ligado à cultura na qual a criança está inserida.
 As instituições de educação infantil devem propiciar um espaço adequado para que as crianças se sintam seguras para desenvolverem seus movimentos, vencendo os desafios.

Atividade Folclorica Pula corda: Duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um dia um homem bateu na minha porta e disse assim: senhora, senhora, põe a mão no chão; senhora, senhora, pule de um pé só; senhora, senhora, dê uma rodadinha e vá pro meio da rua”. Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Desenho livre tapete mágico - Maternal A. Flávia e Thati



O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida da criança.

 O ato de desenhar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem, bem como uma espécie de documento que registra a evolução da criança.

A criança ao desenhar desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros.

É de ressaltar que o professor deve oferecer para seu aluno a maior diversificação possível de materiais, fornecendo suportes, técnicas, bem como desafios que venham favorecer o crescimento de seu aluno, além de ter consciência de que um ambiente estimulante depende desses fatores colocados, permitindo a exploração de novos conhecimentos.

Material - Tapete mágico, caneta com água.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Massinha - Maternal B Júlia e Ana


O trabalho com massinha de modelar é riquíssimo pois permite uma gama significativa de abstrações, assimilações e construções do conhecimento pela criança, principalmente do conhecimento lógico-matemático. Para o professor a vantagem é a possibilidade de realizar importantes diagnósticos e interferencias para um melhor desenvolvimento infantil enquanto as crianças estão (para elas) "brincando".

 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013