quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Formatura. A importância de "fechar" os ciclos. 2013



 
 
 
As crianças que frequentam a educação infantil passam por esse momento de transição que ocorre quando estão no último ano da educação infantil (Infantil III) e no ano seguinte passarão a ser alunas do primeiro ano do ensino fundamental.

As experiências vivenciadas pelas crianças na educação infantil são um tanto quanto diferentes da realidade do ensino fundamental. A educação infantil favorece interações mais plurais, com maior espaço tanto para a questão lúdica quanto para a o diálogo. Já no ensino fundamental, a estrutura organizacional privilegia práticas individualizadoras, ou seja, as crianças têm que cumprir as atividades muitas vezes individualmente; é o seu desenho, é o seu caderno, enfim, com pouca ênfase nas interações das crianças entre si. O que causa, em princípio, certo estranhamento devido ao fato de estarem passando por uma mudança significativa em relação a esse processo de transição entre uma etapa da educação para outra (ANGOTTI, 1994).

Ao chegar ao primeiro ano do ensino fundamental se deparam com muitas coisas novas e diferentes das quais eram acostumadas na educação infantil,  vários cadernos, o caderno de tarefa, o caderno de sala, a agenda, o livro, o horário para o parquinho quando a escola o possui etc. Muitas, sem saber o que as esperam, apenas aguardam ansiosamente para tentar compreender o novo espaço.
Portanto, é necessário que o educador compreenda os níveis de desenvolvimento da criança. No primeiro, a criança é capaz de realizar uma determinada tarefa sozinha; no segundo ela ainda precisa da ajuda de outra pessoa, de um adulto que vai auxiliá-la em sua execução.
Consideramos que é importante conhecer as habilidades que as crianças já possuem, porém, no momento de planejamento de ensino, isso deve ser apenas um ponto de partida que auxilie no processo de desenvolvimento.

Para amenizar as dificuldades que surgem com essa mudança de fase, a Escola PETELECO promove ações com as turmas de infantil III durante todo o ano, culminando com a festa de encerramento, chamada carinhosamente pelos Pais e Alunos de Formatura, uma forma de celebrar as relações estabelecidas pela criança com a escola, com seus colegas e professores, reforçando a importância dessa passagem, finalizando e iniciando uma nova uma etapa.