PROJETO:MINHA
HISTÓRIA
Infantil
II -B - Tarde
Prof. Cinthia
Justificativa:
Realizar atividades
com nomes próprios no início da alfabetização é uma boa estratégia para
que as crianças comecem a refletir e conhecer sobre o funcionamento do sistema
alfabético. Segundo Ferreiro e Teberosky, no livro Psicogênese da Língua
Escrita, o nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de
significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu
nome e sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu
território, sendo fonte de satisfação.
Na Educação Infantil trabalhara história de vida é fundamental, ajuda os
alunos a perceberem que são parte atuante no mundo em que vivem. Esse processo
de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da
vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo
ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e
da autonomia de cada criança.
Objetivo Geral
Criar
situações que favoreçam a construção da identidade das crianças, como parte do
mundo, bem como analisar as diferenças entre ele e os colegas
Resgatar
o “ EU” do aluno nos aspecto social , psicológico , político , físico , afetivo
, cultural e intelectual no contexto onde vive.
Objetivo Específicos
• Saber a
história de sua vida;
. Conhecer a história e o significado de seu
nome;
• Desenvolver
a atenção para identificação de partes
do corpo
•
Estimular o raciocínio e a percepção visual;
•
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
• Saber
maior número de palavras e expressões antes desconhecidas( Aumento e
enriquecimento do vocabulário );
•
Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca a sua realidade;
• Formar
próprios conceitos através de descobertas e experimentações
- Identificar o
proprio nome;
-Distinguir os
nomes dos amigos da sala;
-Propiciar a socialização
entre as crianças;
-Valorizar a
identidade;
-Estimular a
auto estima;
-Desenvolver o
raciocinio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a
percepção auditiva e visual da criança.
-Respeito e
valorização a história do outro