sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Livro formatura.
Como falamos no "post" anterior, durante todo o ano trabalhamos com as crianças para que a passagem para outro ciclo, outra série e outra escola seja de forma mais natural possível.
Fechamos esse ciclo com a formatura (noite de autografo) do livro da vida de cada criança.
Aqui segue um exemplo.
Algumas paginas foram cortadas por conter nomes, telefones e endereços!!!!
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Formatura. A importância de "fechar" os ciclos. 2013
As crianças que frequentam a educação infantil passam por esse momento de transição que ocorre quando estão no último ano da educação infantil (Infantil III) e no ano seguinte passarão a ser alunas do primeiro ano do ensino fundamental.
As experiências vivenciadas pelas crianças na educação infantil são um tanto quanto diferentes da realidade do ensino fundamental. A educação infantil favorece interações mais plurais, com maior espaço tanto para a questão lúdica quanto para a o diálogo. Já no ensino fundamental, a estrutura organizacional privilegia práticas individualizadoras, ou seja, as crianças têm que cumprir as atividades muitas vezes individualmente; é o seu desenho, é o seu caderno, enfim, com pouca ênfase nas interações das crianças entre si. O que causa, em princípio, certo estranhamento devido ao fato de estarem passando por uma mudança significativa em relação a esse processo de transição entre uma etapa da educação para outra (ANGOTTI, 1994).
Ao chegar ao primeiro ano do ensino fundamental se deparam com muitas coisas novas e diferentes das quais eram acostumadas na educação infantil, vários cadernos, o caderno de tarefa, o caderno de sala, a agenda, o livro, o horário para o parquinho quando a escola o possui etc. Muitas, sem saber o que as esperam, apenas aguardam ansiosamente para tentar compreender o novo espaço. Portanto, é necessário que o educador compreenda os níveis de desenvolvimento da criança. No primeiro, a criança é capaz de realizar uma determinada tarefa sozinha; no segundo ela ainda precisa da ajuda de outra pessoa, de um adulto que vai auxiliá-la em sua execução.
Consideramos que é importante conhecer as habilidades que as crianças já possuem, porém, no momento de planejamento de ensino, isso deve ser apenas um ponto de partida que auxilie no processo de desenvolvimento.
Para amenizar as dificuldades que surgem com essa mudança de fase, a Escola PETELECO promove ações com as turmas de infantil III durante todo o ano, culminando com a festa de encerramento, chamada carinhosamente pelos Pais e Alunos de Formatura, uma forma de celebrar as relações estabelecidas pela criança com a escola, com seus colegas e professores, reforçando a importância dessa passagem, finalizando e iniciando uma nova uma etapa.
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Dança na Ed. Infantil. Infanil III B. Juliana.
A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A dança enquanto um processo
educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim,
poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões
fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua
relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a
criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.
O objetivo de refletir a
importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a
formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo
uma experiência corporal, possibilitará as crianças novas formas de expressão e
comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá
para o processo ensino aprendizagem.
Pode-se
dizer então, que a dança enquanto processo educacional, não se resume em
colaborar com o ensino de habilidades, mas sim, contribuir para o
desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo,
favorecendo assim também com o processo de construção de conhecimento.
Dançar possibilita a descoberta
do próprio corpo, o reconhecimento de que cada indivíduo possui diferentes
maneiras de se movimentar, o que resultara na conscientização do aluno com
relação ao respeito à individualidade dos seres humanos.
Na fase pré-escolar, deve-se levar a criançada a conhecer, explorar e
experimentar diferentes maneiras de se deslocar pelo espaço e interagir com os
colegas, percebendo e acompanhando ritmos e melodias.
Através da dança seu filho aprende as noções de espaço, seqüência,
padronização e uma conscientização do próprio corpo, trazendo benefícios
emocional, social e cultural. A dança é uma forma de expressão que ajuda seu
filho a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior alegria e autoconfiança.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Psicomotricidade e Concentração. Mini Maternal e Maternal A. Flávia e Tathi.
TRABALHANDO PSICOMOTRICADADE E CONCENTRAÇÃO COM NOSSAS CRIANÇAS.
As atividades na educação infantil são direcionadas para desenvolver os alunos de maneira ampla e sempre os visualizando como um todo. Todas as ações levam a um aprendizado motor, emocional e intelectual. Em um momento de pesquisa encontrei esse texto que explica de maneira objetiva o nosso compromisso em educar.
Essa atividade demonstrada da foto foi realizada com potes de sorvete e canudos, visando desenvolver coordenação motora dos pequenos músculos e concentração.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Leitura e Contação de histórias. Maternal B. Prof. Julia e Ana.
Fundamental na formação do indivíduo, o hábito da leitura na infância ajuda a despertar na criança o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado. “A base do pensamento é a linguagem e a literatura fornece à infância alimentos primordiais para seu desenvolvimento: palavras significantes e imaginação”, diz o escritor e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, Ilan Brenman.
A família e os professores têm papel substancial para auxiliar os infantes a desenvolver o gosto pela literatura. De acordo com Brenman, estes precisam ter modelos de leitores e ter contato com os livros, seja em livrarias, bibliotecas ou salas de leitura. Para ele, toda a comunidade deveria assumir o papel de formador de leitores. Côrtes acredita que se deve fazer do momento da narração de histórias um momento de prazer, inclusive nas escolas e não apenas como avaliação do aluno. Para Duarte, “estimular o hábito de leitura da literatura dos filhos será muito mais fácil se os próprios pais gostarem de ler e fizerem isso com frequência”.
Nesta atividade de contação de Histórias a Professora Júlia utilizou o livro:
"A casa dos beijinhos"
Autora: Cláudia Bielinsky
Editora: Companhia das letrinhas
A família e os professores têm papel substancial para auxiliar os infantes a desenvolver o gosto pela literatura. De acordo com Brenman, estes precisam ter modelos de leitores e ter contato com os livros, seja em livrarias, bibliotecas ou salas de leitura. Para ele, toda a comunidade deveria assumir o papel de formador de leitores. Côrtes acredita que se deve fazer do momento da narração de histórias um momento de prazer, inclusive nas escolas e não apenas como avaliação do aluno. Para Duarte, “estimular o hábito de leitura da literatura dos filhos será muito mais fácil se os próprios pais gostarem de ler e fizerem isso com frequência”.
Nesta atividade de contação de Histórias a Professora Júlia utilizou o livro:
"A casa dos beijinhos"
Autora: Cláudia Bielinsky
Editora: Companhia das letrinhas
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