quarta-feira, 13 de março de 2013

Porj. Minha historia Infantil 2 B - Cinthia


PROJETO:MINHA HISTÓRIA
Infantil II  -B - Tarde
 Prof. Cinthia

Justificativa:

Realizar atividades com nomes próprios no início da alfabetização é uma boa estratégia para que as crianças comecem a refletir e conhecer sobre o funcionamento do sistema alfabético. Segundo Ferreiro e Teberosky, no livro Psicogênese da Língua Escrita, o nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome e sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação.

Na Educação Infantil trabalhara história de vida é fundamental, ajuda os alunos a perceberem que são parte atuante no mundo em que vivem. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança.

Objetivo Geral

Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças, como parte do mundo, bem como analisar as diferenças entre ele e os colegas

Resgatar o “ EU” do aluno nos aspecto social , psicológico , político , físico , afetivo , cultural e intelectual no contexto onde vive.

Objetivo Específicos

• Saber a história de sua vida;

.  Conhecer a história e o significado de seu nome;

• Desenvolver a atenção para  identificação de partes do corpo

• Estimular o raciocínio e a percepção visual;

• Desenvolver a imaginação e a criatividade;

• Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas( Aumento e enriquecimento do vocabulário );

• Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca a sua realidade;

• Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações

- Identificar o proprio nome;

-Distinguir os nomes dos amigos da sala;

-Propiciar a socialização entre as crianças;

-Valorizar a identidade;

-Estimular a auto estima;

-Desenvolver o raciocinio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

-Respeito e valorização a história do outro