quarta-feira, 13 de março de 2013

Proj Maternal B - Julia


PROJETO: QUEM SOU EU?
Turma: Maternal B
Professora: Júlia
TEMA: Esquema corporal e identidade.
JUSTIFICATIVA

            Este projeto foi idealizado com objetivo de favorecer a construção da identidade, conhecendo seu corpo, relacionando-se com outros indivíduos e com todo o ambiente onde vive, identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, e valores de toda uma sociedade ao qual está inserido.

Assim proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto histórico, pois se conhecendo de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes, e valorizando-se no seu desenvolvimento.

Nesta faixa etária, a descoberta e o conhecimento do seu próprio corpo e o do outro é de estrema importância,, pois  a criança começa a se perceber como indivíduo , com seus gostos , seus prazeres , seus temores , suas paixões, pois é neste período que ela inicia os primeiros processos de conhecimento e interação no mundo que a cerca.

No ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências , informações, descobertas, que estimulando um processo permanente e rico.

OBJETIVOS GERAIS

·         Explorar a forma corporal estimulando a fantasia e a criatividade, bem como o meu, quem sou, conhecendo a si e as coisas que fazem parte de sua vida, percebendo suas possibilidades e limitações, diferenças e semelhanças quanto às raças, etnias, entre os seres humanos, e a importância de cada pessoa como ser único. Utilizando de atividades cognitivas, sócio-cultural e aspectos biológicos da criança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Desenvolver e ampliar o vocabulário.

·         Estimular a concentração e atenção.

·         Conhecer as partes do corpo e rosto.

·         Identificar e nomear as partes do corpo.

·         Identificar e nomear as partes do rosto.

·         Estimular o desenvolvimento da motricidade através do desenho, pintura, modelagem , picagem, etc...

·         Estimular o raciocínio e a percepção visual.

·         Desenvolver a imaginação e a criatividade.

·         Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.

·         Identificar diferentes texturas e cores.

·         Memorizar músicas