PROJETO: QUEM SOU EU?
Turma: Maternal B
Professora: Júlia
TEMA: Esquema
corporal e identidade.
JUSTIFICATIVA
Este projeto foi idealizado
com objetivo de favorecer a construção da identidade, conhecendo seu corpo,
relacionando-se com outros indivíduos e com todo o ambiente onde vive, identificando
e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, e valores de
toda uma sociedade ao qual está inserido.
Assim proporcionar aos alunos um
conhecimento mais amplo de si mesmo, com enfoque nas áreas cognitivas,
sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto histórico, pois se
conhecendo de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações
reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças,
atitudes, e valorizando-se no seu desenvolvimento.
Nesta
faixa etária, a descoberta e o conhecimento do seu próprio corpo e o do outro é
de estrema importância,, pois a criança
começa a se perceber como indivíduo , com seus gostos , seus prazeres , seus
temores , suas paixões, pois é neste período que ela inicia os primeiros
processos de conhecimento e interação no mundo que a cerca.
No
ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer
caminhos, experiências , informações, descobertas, que estimulando um processo
permanente e rico.
OBJETIVOS
GERAIS
·
Explorar a forma corporal estimulando a
fantasia e a criatividade, bem como o meu, quem sou, conhecendo a si e as
coisas que fazem parte de sua vida, percebendo suas possibilidades e limitações,
diferenças e semelhanças quanto às raças, etnias, entre os seres humanos, e a
importância de cada pessoa como ser único. Utilizando
de atividades cognitivas, sócio-cultural e aspectos biológicos da criança.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Desenvolver e ampliar o vocabulário.
·
Estimular a concentração e atenção.
·
Conhecer as partes do corpo e rosto.
·
Identificar e nomear as partes do corpo.
·
Identificar e nomear as partes do rosto.
·
Estimular o desenvolvimento da motricidade através
do desenho, pintura, modelagem , picagem, etc...
·
Estimular o raciocínio e a percepção visual.
·
Desenvolver
a imaginação e a criatividade.
·
Proporcionar ao aluno a
apropriação de sua identidade.
·
Identificar diferentes
texturas e cores.
·
Memorizar músicas