INVESTIGAÇÂO E OBSERVAÇÂO
Ideias e
conhecimentos prévios deram início ao percurso de investigação e pesquisa
científica conduzida pela tia Cinthia. Atenta às questões levantadas e
aproveitando alguns insetos trazidos por crianças, ela promoveu com lupas, a
observação de características dos insetos. Recebemos em nossa sala uma ilustre
lagarta trazida por um amiguinho de outra sala, colocamos num recipiente maior
para iniciarmos uma observação do processo da metamorfose, (até escolheram um
nome para ela “Verdinha”). Diariamente as crianças observam atentamente as
mudanças ocorridas.
É fundamental levar as perguntas dos pequenos a sério.
“Quando isso acontece, eles adquirem conhecimento científico de maneira mais
efetiva”, Ao criar contextos e cenários de investigação, o educador consegue
aproximar a turma de instrumentos e procedimentos científicos. Isso possibilita
o desenvolvimento de competências como formulação de hipóteses, experimentação,
demonstração, registros e conclusões. "As crianças não aprendem somente
sobre o conteúdo principal - nesse caso, os insetos - mas também a estudar
Ciências".