quarta-feira, 12 de março de 2014

Inf. II. Cinthia.









INVESTIGAÇÂO E OBSERVAÇÂO

 Ideias e conhecimentos prévios deram início ao percurso de investigação e pesquisa científica conduzida pela tia Cinthia. Atenta às questões levantadas e aproveitando alguns insetos trazidos por crianças, ela promoveu com lupas, a observação de características dos insetos. Recebemos em nossa sala uma ilustre lagarta trazida por um amiguinho de outra sala, colocamos num recipiente maior para iniciarmos uma observação do processo da metamorfose, (até escolheram um nome para ela “Verdinha”). Diariamente as crianças observam atentamente as mudanças ocorridas.

É fundamental levar as perguntas dos pequenos a sério. “Quando isso acontece, eles adquirem conhecimento científico de maneira mais efetiva”, Ao criar contextos e cenários de investigação, o educador consegue aproximar a turma de instrumentos e procedimentos científicos. Isso possibilita o desenvolvimento de competências como formulação de hipóteses, experimentação, demonstração, registros e conclusões. "As crianças não aprendem somente sobre o conteúdo principal - nesse caso, os insetos - mas também a estudar Ciências".